7 de março de 2012

Sopa de Grão

Na minha juventude comia umas sopas que ainda hoje me fazem recordar o Alentejo. Cá em casa são muito apreciadas, e para um almoço rápido, não há melhor.
A receita, aprendi com a minha mãe, e faço assim:

Ingredientes:
- 1 frasco de Grão Cozido
- 1 Litro de água
- 1 Repolho
- 4 Batatas
- 2 Cenouras
- Massa cotovelos
- Azeite
- Sal
- 1 Folha de Louro
- 1 Caldo Knorr Carne

Preparação:
Numa panela, deixe ferver o grão já cozido entre 3 a 5 minutos. Adicione o repolho lavado e arranjado, as batatas e as cenouras em cubos pequenos.
Junte a massa, tempere com azeite, sal, o louro e o knorr e deixe cozer.

Nota: coza 1 ou 2 batas cortatas ao meio, e no final, esmague-as com um garfo e volte a juntar à sopa.

17 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Selena,
Adoro sopa de grão, hábito adquirido de meu marido descendente de alentejanos, é deliciosa e muito nutritiva.
Beijo,
Vânia

Beth Martins disse...

Selene, com o frio que se faz sentir esta sopinha aquece a alma amiga ficou maravilhosa!

Beijinhos

Sabores Autenticos disse...

Selene, que sopinha tão boa.
Beijinhos

Andréa Santana disse...

SELENE QUERIDA,
FICOU UMA SOPA RICA E SABOROSA, ÓTIMA RECEITA!
BJS

Sonia disse...

A sopa é um alimento reconfortante e delicioso.
Ficou linda e com ingredientes bem saudáveis. Ótima sugestão.
Beijos

Alice disse...

Ai que rica sopinha, Selene!! Adoro sopa de grão!! A tua ficou fantástica, esse pratinho até parece que preenche a alma!:)
Beijocas:)

Formiguinha disse...

Olá!

Adoro sopa e assim grossinha tipo "lavrador" (como se diz por aqui) é as que mais aprecio:) Não vou lá muito com creme disto ou daquilo, gosto mesmo é de mastigar...

Beijinhos

Ale disse...

Sopas: sempre maravilhosas!

Ângela disse...

Adorei! O Alentejo tem coisas deliciosas!
Beijinhos

turbolenta disse...

Uma óptima sopa,que é óptima para saborear nestes dias ainda tão frescos!
Também gosto de sopa de grão, embora não faça muitas vezes porque se dois gostam, 2 odeiam e depois quem tem de a come4r sou eu e o marido.
Mas ía já um pratinho desta sopa.

Sofia.Lopez disse...

Que bela sopinha Selene, também gosto delas assim, com "entulho" :) Gosto muito da gastronomia alentejana!
Ontem também fiz uma parecida para o jantar :)
Um beijinho

Piteca disse...

Uma excelente sopinha para comer nos dias mais frescotes! Tem muito bom aspecto mesmo!
Beijinhos doces.

Josy disse...

Gosto muito de sopa de grãos Selene, são deliciosos, nutritivos e alimentam bem. Ficou linda e colorida sua sopinha. Gostei...Bjocas

Smas disse...

Eu e o meu filho adoramos grão! Vou levar a receitinha!

Unknown disse...

delicia...delicia...assim voce me...

Salsa Verde disse...

Bem "Confort food"este pratinho de sopa!!
Beijinhos,
Lia.

Pitacos Culinários disse...

Selene,
Amo sopas e vendo esta aí meu deu fome... ai ai ai.
Vou correndo fazer...
Bjs